Copa do Mundo 2014 – dia 11


O português Varela deu uma sobrevida a Portugal nesta Copa, para desespero do goleiro americano Howard

Em número de jogos, chegamos exatamente à metade da Copa. Já se foram 32 jogos!

E essa semana começa a última rodada em todos os grupos. Serão 4 jogos por dia, dois por grupo, definindo os 16 classificados para as Oitavas.

Nesse domingo ocorreu o final da segunda rodada nos Grupos G e H.

Pelo Grupo G, jogando no Maracanã lotado, Bélgica x Rússia fizeram um jogo de poucas emoções. Os belgas ainda não mostraram o por quê de tanta expectativa da imprensa. Somente no final do jogo, em jogada individual de Hazard, destaque do Chelsea, o atacante Origi, que veio do banco, fez o gol da vitória e da classificação belga.

No complemento do grupo, jogando em Porto Alegre, Coréia do Sul x Argélia tinham tudo para fazer um jogo chato, mas não faltou emoção para quem acompanhou a partida. Só no primeiro tempo os argelinos fizeram 3 gols contra uns atônitos coreanos, que não se encontravam em campo.

O segundo tempo começou e a postura da Coréia mudou um pouco, tanto que fizeram seu primeiro gol e se animaram. Mas a Argélia marcou, logo em seguida, seu quarto gol, e as coisas voltaram ao clima inicial. Pela primeira vez na história das Copas, uma equipe africana fazia 4 gols numa partida. A Coréia ainda fez mais um gol mas não teve forças para diminuir ainda mais o placar. O resultado final, 4 x 2, foi a primeira vitória argelina em Copas desde 1982, na Espanha. 32 anos sem vitórias! Os argelinos se candidatam à segunda vaga do grupo, de forma surpreendente!

No último jogo do dia, em Manaus, EUA x Portugal fizeram um jogo dramático, principalmente pelo lado português. Uma derrota significava a eliminação precoce do time de Cristiano Ronaldo.

E o que se viu foi Portugal indo para o ataque logo no início do jogo. Em uma falha da defesa americana, Nani fez 1 x 0 e deu mais tranquilidade aos lusos.

Aos poucos, porém, os EUA foram tomando conta da partida. o CR7 aparecia pouco e, suas arrancadas características, que foram poucas, mostraram que o melhor do mundo ainda não estava 100% fisicamente. Mesmo assim, o goleiro americano Howard fez algumas boas defesas.

No segundo tempo, num chute de fora da área de Jones, o empate americano já mostrava quem mandava na partida. Portugal ainda salvou uma bola em cima da linha mas, num cruzamento pela esquerda, Dempsey, de barriga, virou o jogo e mandava Portugal de volta para casa.

A vitória colocava os americanos em primeiro no grupo, podendo jogar pelo empate na última rodada, contra os favoritos alemães. Mas aos 49 do segundo tempo, Cristiano Ronaldo apareceu no jogo, cruzou pela direita na cabeça do atacante Varela, que fuzilou o goleiro Howard. Portugal voltava à Copa, embora dependa de uma combinação de resultados e de saldo de gols para se classificar. Um empate em Alemanha x EUA classifica as duas seleções. Está se desenhando um jogo de compadres no próximo dia 26, em Recife.

Hoje ocorrem as definições dos Grupos A e B. Holanda x Chile definem o primeiro e segundo do Grupo B, com vantagem do empate para a Holanda. Espanha x Austrália, em Curitiba, fazem um melancólico jogo de despedida.

Pelo Grupo A, o Brasil enfrenta Camarões em Fortaleza. Dependendo do resultado do outro jogo, Croácia x México, no Recife, a Seleção de Felipão pode até empatar. Mas, pela fragilidade e problemas enfrentados pelos camaroneses, os brasileiros devem atropelar e assegurar o primeiro lugar do grupo. No outro jogo, a Croácia tem mais time. Mas o México possui um time acertado, com um bom ataque e uma torcida inflamada, que pode fazer a diferença. Tudo pode acontecer!

Com esses jogos, já se definem as duas primeiras partidas das Oitavas de Final. Meu palpite: Brasil (1A) x Chile (2B) e Holanda (1B) x México (2A).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s