Copa do Mundo 2014 – Dia 7


Sérgio Ramos lamenta, mais que a derrota, o fim de uma geração espanhola vencedora

Isso é Copa do Mundo, amigo! No sétimo dia já tem seleção arrumando a mala e indo para casa mais cedo.

Isso aconteceu no Grupo B, onde a Austrália jogou como nunca e perdeu como sempre. Num jogo muito mais disputado do que a maioria achava, os australianos quase complicaram a favorita Holanda. Chegaram a abrir 2 x 1, levaram o empate e tiveram a bola do jogo, que faria 3 x 2. Mas não fizeram e no contra-ataque holandês, saiu o gol da vitória laranja (que insiste em jogar de azul).

A segunda derrota ainda não eliminava os australianos. Faltava saber o que iria acontecer no jogo do Maracanã, Chile x Espanha. E o que se viu foi uma dedicação impressionante dos chilenos, que jogavam em casa, num estádio claramente sul-americano. Pode-se dizer que os atuais campeões do mundo não viram a cor da bola. Levaram dois gols e não tiveram forças para reagir. Pela terceira vez nas últimas 4 Copas, o atual campeão não passa pela fase de grupos. Para a Espanha, a desclassificação, ainda mais do jeito que foi, deve encerrar um ciclo que começou na Eurocopa de 2008, continuou na Copa de 2010 e ainda deu frutos na Euro de 2012. Parece que desde a Copa da Confederações do ano passado, o tiki-taka espanhol foi neutralizado. Cabe agora à antiga Fúria rever seu modo de jogar. A eliminação deve encerra também o ciclo de jogadores sensacionais como Xavi (que ficou o tempo todo no banco neste último jogo), Iniesta, Fabregas (que também não jogou), entre outros. Um pena que uma grande seleção já está fora, mas méritos do Chile, que jogou muito. Com o resultado, Austrália e Espanha não tem mais chances na Copa. Na última rodada farão um amistoso em Curitiba, enquanto Holanda e Chile jogam para decidir quem será o primeiro do grupo, com os holandeses jogando pelo empate.

No Grupo A, do Brasil, Camarões x Croácia não foi um jogo, foi um passeio dos europeus. Com a volta do avante Mandzukic, do Bayern de Munique, os croatas fizeram 4 x 0 sem muito esforço. Além disso, Samuel Eto’o ficou no banco, machucado e o experiente Song, do Barcelona, foi estupidamente expulso após agredir um croata com um soco nas costas!

Os croatas mostraram sua força e vão brigar com o México na última rodada para decidir quem se classifica no grupo. Matematicamente os dois podem se classificar se empatarem e, por ventura, o Brasil conseguir perder de Camarões. Acho pouco provável, mesmo com o futebol que a seleção vem jogando.

O Brasil deve terminar em primeiro no seu grupo e assim joga as Oitavas com o perdedor de Holanda x Chile. Depois do jogo de ontem, não sei se é uma boa para o Brasil enfrentar a correria e marcação chilena.

Aos camponeses, que quase não vieram ao Brasil por causa de brigas internas, resta apenas o jogo de despedida. E o futebol africano parece que regrediu nos últimos anos!

Hoje mais definições. Pelo Grupo C em Brasilia, Colômbia x Costa do Marfim coloca lado a lado os vencedores da primeira rodada. Quem vencer deve se classificar. Mas o perdedor ainda vai ter chances.

No outro jogo do grupo, Japão x Grécia decidem sua sorte na Copa. Os dois perderam na estréia e precisam ganhar. Deve ter muita correria japonesa contra a defesa grega. Acho que o Japão tem mais chances.

E no principal jogo do dia, em São Paulo, o clássico Uruguai x Inglaterra, no Grupo D. Ambos vêem de derrota. Pior para o Uruguai, que perdeu para o adversário teoricamente mais fraco do grupo, a Costa Rica. Tem que tentar o tudo ou nada contra os campeões mundiais Inglaterra e Itália. Apesar da volta do craque Luis Suarez, acho que a Inglaterra deve levar alguma vantagem. O Uruguai parece que está sofrendo o mesmo problema da Espanha: um grupo experiente mas que não se renovou nos últimos 4 anos e está vendo um ciclo se encerrando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s