
O quinto dia da Copa começou com um clássico esperado desde o sorteio dos grupos. Alemanha x Portugal, em Salvador, pelo Grupo G mostrou o que muitos já sabiam: a Alemanha vai brigar pelo título e Portugal sofre de uma Ronaldo-dependência. O CR7 quase não apareceu no jogo (e quando pegava na bola, era impiedosamente vaiado pelas arquibancadas da Fonte Nova).
A Alemanha se aproveitou de um pênalti duvidoso logo no início do jogo e da falta de nervos do zagueiro Pepe, expulso ainda na metade do primeiro tempo após agredir o alemão Müller. Com o emocional abalado, Portugal foi para o intervalo perdendo por incríveis 3 x 0. O segundo tempo foi apenas protocolar, ainda demais depois que Müller fez o quarto gol da Alemanha, o terceiro dele no jogo. Nada mais ocorreu depois disso, com os dois times querendo o fim do jogo, tanto por causa do placar como pelo calor em Salvador.
Portugal que se cuide. O saldo de gols pode complicar os lusitanos, ainda mais porque podem ter perdido para o resto da Copa o lateral Fábio Coentrão e o atacante Hugo Almeida. Já a Alemanha, pelo que jogou, briga pela taça.
No segundo jogo, o primeiro empate, o primeiro 0 x 0, a primeira pelada da Copa. Os torcedores que foram à Curitiba viram Irã x Nigéria maltratarem a bola e o gramado pelo Grupo F. Nesse grupo, parece que Argentina e Bósnia se classificam fácil.
No último jogo do dia, pelo Grupo G, Gana x EUA não prometia muito. Mas logo aos 35 segundos de jogo, os EUA abriram o placar em Natal. Isso forçou os ganeses a sair para o jogo. Tanto domínio só surtiu resultado aos 35 do segundo tempo, com o gol de empate. Mas a alegria africana durou pouco. Numa cobrança de escanteio aos 41 minutos, os EUA fizeram 2 x 1 e pulam na frente pela segunda vaga do grupo, principalmente pelo saldo (e as contusões) de Portugal.
Hoje ocorrem os primeiros jogos do Grupo H, com a sensação (pelo menos para a imprensa) Bélgica x Argélia, em Belo Horizonte, e Rússia x Coréia do Sul, em Cuiabá. Mas o principal jogo do dia será Brasil x México, em Fortaleza. O segundo jogo do time de Felipão pode garantir a classificação da seleção com uma rodada de antecedência. Mas não se pode esquecer que o adversário derrotou a seleção brasileira nas Olimpíadas, justamente na final do torneio, e ficou com a medalha de ouro. Por outro lado, na Copa das Confederações, ano passado, o Brasil bateu os mexicanos por 2 x 0 no mesmo estádio.
Aposto no Brasil!