
O primeiro domingo da Copa teve três jogos, nenhum empate e jogos bem disputados.
Em Brasília, Suiça x Equador não dava motivos para grandes expectativas. A Suiça, um time que não toma gol mas faz muito pouco e Equador, com nenhum destaque individual e, teoricamente, o mais fraco dos sul-americanos classificados.
Contrariando as expectativas, o jogo foi bem disputado, com um gol no início de cada tempo. Equador no primeiro e Suiça no segundo. Os europeus chegaram mais ao ataque e foram recompensados no minuto final do jogo. Após escapar de tomar o segundo, os suíços armaram um contra-ataque rápido e, num cruzamento rasteiro pela esquerda, Seferovic desvio e decretou a vitória de virada helvética. Mais uma virada nesta Copa.
No jogo da tarde,no Beira Rio, nenhuma surpresa. França fez o que esperava contra a fraca Honduras. 3 x 0, fora o baile, com direito a dois gols de Benzema e outro creditado ao goleiro Hondurenho, contra. Foi a primeira vez que a tecnologia foi usada para decidir se a bola havia ou não ultrapassado a linha de gol. Aos hondurenhos, sobrou apenas a alternativa de bater muito para perder de pouco.
No jogo do inicio da noite, o Maracanã recebeu seu primeiro jogo da Copa (desde 1950), justamente a estréia da Argentina, contra a Bósnia. A tarefa dos hermanos foi facilitada logo aos 3 minutos de jogo, em outro gol contra nesta Copa, marcado por Kolasinac. Atrás do placar, a Bósnia, que estreava em copas, foi para o ataque e quase chegou ao empate em algumas oportunidades. Destaque para o goleiro argentino Romero.
Messi estava apagado até os 20 minutos do segundo tempo, quando fez uma tabela com Higuain e, em jogada característica, passou por três defensores e bateu no canto do goleiro bósnio,
Ainda deu tempo da Bósnia diminuir aos 38 e botar alguma pressão no final do jogo, mas sem sucesso.
A impressão que fica é que a França não foi testada e que a Argentina precisa melhorar, pois se não fosse o gol contra logo no início, a equipe teria trabalho para encarar a Bósnia.
Hoje teremos um jogão em Salvador: a favorita Alemanha contra Portugal de Cristiano Ronaldo. Depois de Neymar e Messi estrearem com vitória e gol, as atenções se voltam ao português melhor do mundo.
Nos demais jogos, Irã x Nigëria em Curitiba pelo grupo da Argentina e Gana x EUA, em Natal, pelo grupo dos alemães e portugueses.
Expectativas de grandes jogos, como tem sido a tônica desta Copa.