Última Rodada


Fonte: Lancenet

Neste domingo, 04/12, vamos conhecer o novo campeão do Brasil. Campeão não! Pentacampeão!

Apenas Corinthians e Vasco tem chance de conquistar o título. Para o Timão um simples empate já basta. O Vasco precisa, antes de mais nada, vencer o Flamengo e torcer para o Corinthians perder do Palmeiras.

Qualquer outra combinação de resultados dá a taça ao alvinegro paulista.

Eu achava que o Vasco, depois da conquista da Copa do Brasil, ia tirar o pé e apenas “brincar” no Brasileiro. Além disso, pensei que após o problema de saúde do técnico Ricardo Gomes, o time fosse sair do eixo. Nada disso! O Gigante da Colina chega à última rodada com chance de título, após uma vitória dramática no clássico contra o Fluminense, quando venceu com um gol aos 45 do segundo tempo.

Pelas combinações de resultados possíveis, a maior chance de título é do Corinthians, sem dúvida. Em condições normais, o Corinthians poderia perfeitamente perder do Palmeiras e o Vasco ganhar do Flamengo, pois seriam resultados plenamente possíveis. No entanto, essa combinação específica, ainda mais na rodada final, muda tudo. Mas que pode acontecer, isso pode.

O Fluminense de Abel Braga e Fred surpreendeu nesse segundo turno e também poderia estar na disputa se não fosse uma trágica derrota em casa para o rebaixado América-MG. A impressão que ficou é que com mais algumas rodadas, o Tricolor carioca levaria o bicampeonato.

Na minha opinião, as decepções foram Internacional, apontado como favorito mas que não engrenou no campeonato, São Paulo, sempre favorito mas que deve ficar fora até mesmo da zona da Libertadores e principalmente o Cruzeiro, que de sensação na Libertadores no começo do ano, pode ser rebaixado na última rodada.

Coritiba e Figueirense também surpreenderam e podem chegar na zona de classificação da Libertadores. Se o Coxa conseguir esse feito, seus torcedores poderão comemorar um ano excelente, que contou com a conquista do Estadual e o vice da Copa do Brasil.

Na parte de baixo, Avaí e América-MG já caíram. Restam duas vagas para o rebaixamento, cujo disputa se limita a Atlético-PR, Ceará e Cruzeiro. No caso dos paranaenses e mineiros, seus principais rivais podem ser os responsáveis pela queda à Série B. Enquanto o Furacão encara o Coritiba, a Raposa pega o Atlético-MG. Dois jogos imperdíveis!

Acho que o Ceará escapa, mas não tenho muita certeza. Acredito que o Galo vai derrotar e rebaixar o Cruzeiro, que cai junto com o Furacão.

O Palmeiras seguiu à risca o que dele se espera. Começou bem o campeonato, fez um bom primeiro turno, mas desde a novela Kléber-Flamengo, não conseguiu se acertar. Chegou a ficar 10 jogos sem vitória e perdeu de vez o prumo com a omissão da diretoria em relação às vaidades de seus principais jogadores: Kléber e Valdívia. Coincidentemente, após o afastamento e a transferência de Kléber para o Grêmio, o time mostrou outra pegada, quase ganhou do Grêmio em Porto Alegre, empatou com o então líder Vasco e venceu Bahia e São Paulo. Cabe aos jogadores tentar amenizar os vexames deste segundo turno colocando água no chopp corinthiano. Mesmo que o Corinthians seja campeão, o mínimo que palmeirenses esperam do time é uma vitória frente ao maior rival. Felipão foi muito contestado durante o ano (muitas vezes com razão), mas não se pode negar que o técnico serve como para-raio do elenco e da diretoria, que se omitiu durante todo o ano. A chegada de César Sampaio como novo gerente de futebol parece que fez bem ao elenco nessas últimas rodadas. Cabe agora encerrar o campeonato de forma digna e esperar os reforços de peso prometidos pela diretoria, embora a política palmeirense seja anunciar o interesse no jogador antes da negociação ser iniciada.

Parecem que não aprendem! Ou pior, fazem de propósito para serem passados para trás e posarem de coitadinhos para a torcida.

Ainda bem que cresce entre os associados o movimento para as eleições diretas para presidente, cada vez mais normal nos outros clubes, mas tão difícil de ser entendida pelo velhos diretores e conselheiros do clube, que se sustentam a troco de carteirinhas e apadrinhamentos.

Acorda Palmeiras!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s