Relendo o que escrevi no começo do Campeonato Brasileiro, após a sexta rodada, acertei em algumas coisas e errei em outras.
Corinthians e São Paulo se mantém na parte de cima da tabela, mesmo com a queda de rendimento do Alvinegro e a troca de treinador do Tricolor. E as principais estrelas, Adriano e Luis Fabiano, ainda não jogaram.
O Santos entrou naquela ressaca pós-Libertadores e parece que vai deixar o campeonato de lado. Acho que dessa vez Muricy vai deixar a taça para outro! A preocupação vai ser mais em acertar o time para o Mundial em dezembro.
No Palmeiras, nada de novo. Havia dito que os bastidores poderiam atrapalhar, e não deu outra. A diretoria até se comportou bem, nào criando nenhuma celeuma, mas coube ao Gladiador Kléber fazer o time entrar em parafuso. O vai-não-vai para o Flamengo, recebe ou não aumento, declarações ridículas para a imprensa ao invés de tratar dos assuntos internamente fizeram o até então ídolo da torcida ser visto como um Judas. Depois da sua volta o time não foi mais o mesmo. Há brigas entre os jogadores? Ciúmes por causa da compra do Luan? Não sei. Mas o fato é que o ataque com Kléber, Luan e Maikon Leite não se acertou. O chileno Valdívia ainda vive da sua passagem anterior, pois até agora não jogou nada. E o principal problema é que o time é refém dos dois jogadores. Saindo o chileno, por exemplo, não há ninguém no elenco que assuma a responsabilidade de armar as jogadas. Enquanto isso a diretoria ajuda reduzindo o elenco. Já foram embora Wellinton Paulista (que não disse a que veio), Lincon, Pierre, Adriano MJ e o tal Max Pardalzinho. Nessa toada, não vai sobrar ninguém até o fim do campeonato.
No Rio, parece que o velho Luxa está de volta. O Flamengo é o time do momento e parece questão de algumas rodadas para assumir a liderança. Ronaldinho Gaúcho está fazendo a diferença, e o Deivid começou a marcar seus golzinhos.
Botafogo e Vasco estão me surpreeendendo. O Vasco principalmente, pois achava que iria relaxar após ganhar a Copa do Brasil. Hoje está apenas há 4 pontos da liderança. Quem diria que o clube que começou o ano desacreditado, perdendo seus primeiros 4 ou 5 jogos no estadual, chegaria em Agosto sem pressão e ainda brigando pelo topo da tabela?
Resta o Fluminense, que precisa decidir o que vai fazer no campeonato. O Flu, juntamente com o Inter e o Cruzeiro, tem potencial para brigar pelo menos pelo G4. Mas por alguma razão, não conseguem engrenar.
O G -4 deve ficar entre América-MG, Avaí, Atlético-GO e mais 1, que pode ser o Atlético-PR ou o Bahia.
Para mim, o resto dos times vão passear no restante do campeonato. Nem Grêmio nem Atlético-MG vão almejar alguma coisa nesse ano. Acho que não caem, mas sempre é bom tomar cuidado.
Já Coritiba, Ceará e Figueirense não devem passar muito sufoco até o final, ficando com as vagas da Sulamericana.
Provavelmente tudo estará diferente quando eu escrever de novo. Mas não custa opinar!