Só mais 3…


O título deste post tanto pode ser em relação ao Campeonato Brasileiro como pode fazer referência ao número de jogos que faltam ao Palmeiras para conquistar o título da Copa Sulamericana.

A vitória de ontem contra o Goiás, 1 x 0, pode não ter sido conquistada com um futebol primoroso, mas dá uma enorme vantagem à equipe de Felipão garantir seu lugar na final.

O jogo foi fraco, pegado e sem muitas chances de gol. Mas o Palmeiras se mostrou firme na defesa, contendo o ímpeto goiana, que centrava seu jogo em Rafael Moura. Pelo lado do Palmeiras, as maiores chances sempre passavam pelos pés de Marcos Assunção, inclusive o único gol da partida, marcado pelo próprio.

Não há como negar que Felipão fechou o time após o gol, sacando Lincon e Tinga e colocando Pierre e Leandro Amaro, volante o zagueiro, respectivamente. A idéia era encaixar algum contra-ataque, o que não aconteceu.

Muitos torcedores mais novos não lembram da primeira passagem de Felipão no Verdão. O time sempre chegava nas decisões, mas sempre no fio da navalha, matando a torcida de tensão. Talvez isso faça com que os títulos sejam mais saborosos, mais comemorados. Esse é o estilo felipônico: muita garra e dedicação, tanto dos jogadores quanto da torcida. O futebol nunca é primoroso, mas é eficiente!

A vantagem para o jogo da volta, na próxima semana em São Paulo, é enorme. O empate já basta para o Palmeiras, que deve passar à final. Do outro lado, LDU e Independiente começam a decidir hoje, 18/11, quem vai à decisão. Os argentinos tem tradição na América do Sul, mas estão mal no campeonato nacional. Já a LDU está quase garantida na próxima Libertadores, pela sua colocação no campeonato equatoriano. Além disso, seu desempenho nos torneios da Conmebol nos últimos anos a credencia a ficar com a vaga. Campeã da Libertadores em cima do Fluminense em 2008 e atual campeã da Sulamericana, os equatorianos qualificam a equipe como favorita novamente.

Se der Palmeiras x LDU, o Verdão decide o segundo jogo em casa. Por outro lado, Palmeiras x Independiente jogam a partida decisiva na Argentina.

Quanto ao Brasileirão, após a polêmica do fim de semana, quando da marcação do penâlti a favor do Corinthians, nada de novo. Os últimos campeonatos brasileiros foram marcados por erros de arbitragem e nada se fez! Em 2005, ano do escândalo de Edilson Pereira de Carvalho, o Corinthians (de novo) se beneficiou do erro de Márcio Resende de Freitas contra o Internacional. Em 2008 o São Paulo cansou de ganhar jogos beneficiados pela arbitragem, inclusive contra o Goiás, com gol impedido de Borges e denúncia de ingressos do show da Madonna para o árbitro Wagner Tardelli. Ano passado foi a vez de Corinthians e Grêmio, nas duas rodadas finais, beneficiarem o campeão Flamengo. O goleiro Felipe, do Timão, nem chegou a pular para defender um penâlti contra os rubro-negros. O Tricolor gaúcho entrou com seu time reserva, justamente para prejudicar o rival Internacional, que estava na briga pelo título.

Na minha opinião, o árbitro acertou na marcação do penâti em Ronaldo (e também acho que foi penâlti a favor do Fluminense). Mas houve muitos lances polêmicos a favor do Cruzeiro (pelo menos 2 impedimentos mal marcados) e um penâlti duvidoso não marcados pelo trio de arbitragem.

Como o Flu também bobeou contra o Goiás, a chance do título escapar do Corinthians é pequena. O jogo mais difícil do Timão é contra o Vitória, já na próxima rodada. O time baiano está ameaçado pelo rebaixamento e costuma complicar os jogos no Barradão. Ao Flu, só resta vencer o São Paulo em Barueri. Depois pega o desmotivado Palmeiras (que está jogando com seu time reserva) e o virtual rebaixado Guarani. Já o Cruzeiro pega o Vasco, sem nenhuma pretensão no campeonato, o ameaçado Flamengo e termina o campeonato contra o time reserva do Palmeiras.

Os três times que disputam o título tem pela frente um jogo difícil cada um. Pela lógica, dá Corinthians.

Mas quem disse que futebol tem lógica?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s