Faltam 4


Faltando apenas 4 rodadas para o final do campeonato, a situação das duas pontas da tabela continua indefinida.

Na parte de cima, o trio Fluminense, Corinthians e Cruzeiro se consolidou na disputa pelo título. Só uma tragédia tira a taça de um dos três. Pela tabela, o Fluminense parece que terá vida mais fácil, embora ainda enfrente São Paulo e Palmeiras, ambos sem muitas pretensões no torneio. A motivação dos paulistas pode ser atrapalhar o rival Corinthians na luta pelo campeonato. Entregar um jogo para prejudicar um rival? Viva os pontos corridos!

O Timão e a Raposa se enfrentam na próxima rodada, num jogo de vida ou morte. Um possível perdedor desse jogo se distancia da ponta, especialmente se o Fluminense vencer o São Paulo.

Enquanto o Corinthians cresceu sob o comando de Tite, o Cruzeiro tenta se manter no mesmo padrão do início do segundo turno, quando arrancou para o topo da tabela. O técnico Cuca vai lutar, de novo, contra a fama de amarelar na hora decisiva, embora tenha feito uma campanha espetacular em 2009, livrando o Fluminense do rebaixamento quando todos os matemáticos apontavam a degola do Tricolor.

O Botafogo, que vinha encostando no pelotão de cima, conseguiu ultrapassar Santos e Internacional, mas apenas empatou com o Avaí na última rodada. Deve brigar pelo quarto lugar, embora a posição não garanta a vaga na Libertadores 2011, já que um time brasileiro pode conquistar a Sulamericana, tomando o posto do 4° colocado.

Quem também briga por essa vaga é o Grêmio, que lidera o segundo turno. O tricolor gaúcho está com pinta que pode subir ainda mais, embora o Atlético-PR ainda esteja na briga.

A partir da nona colocação, hoje ocupada pelo São Paulo,  não creio que os times briguem pela ponta de cima da tabela. O tricolor paulista cresceu nas mãos de Carpegiani, mas a reação veio tarde demais. A derrota para o Corinthians, na última rodada, acabou com a motivação que os são paulinos ainda tinham no torneio. Pela primeira vez desde 2005, o time não chega às rodadas finais com chances de título.

Quanto ao Palmeiras, a derrota na penúltima rodada, frente ao Atlético-PR também fez o time jogar a toalha. No jogo seguinte, contra o Guarani, Felipão escalou uma equipe cheia de reservas, poupando o time para as decisões na Sulamericana. No jogo de volta contra o Atlético-MG, ameaçado pelo rebaixamento no Brasileiro, uma vitória simples ou mesmo um empate sem gols leva o alviverde à semifinal do torneio, para enfrentar outro brasileiro ameaçado: Goiás ou Avaí. Felipão, a diretoria verde, os jogadores e a torcida jogam todas as suas fichas nesse campeonato. O título seria uma forma de Felipão motivar a diretoria em reforçar o elenco para o próximo ano, principalmente se o clube disputar a Libertadores. Mas antes de sonhar, a primeira missão é passar pelo Galo.

Na degola do Brasileirão, no G menos 4, o Grêmio Prudente já caiu, embora ainda não matematicamente. O Goiás também não deve escapar, ainda mais depois da derrota vexatória para o próprio Prudente, por 4 x 1. As duas vagas restantes devem ficar com Avaí e Guarani, pelo que as duas equipes vem jogando.  Não gosto de ver uma equipe paulista rebaixada, mas o Bugre caiu muito nesse segundo turno e não deve se salvar. Como já disse em outros posts, o Galo Mineiro não deve cair, bem como o Atlético-GO.

Quem pode surpreender de forma negativa é o Vitória, que está fazendo uma força danada para jogar a Série B em 2011. Seria uma pena, já que o rival Bahia deve subir e a chance de termos de volta um dos maiores clássicos do Nordeste e do Brasil, traria um tempero a mais ao campeonato!

Antes apostava no Cruzeiro. Depois dos últimos jogos, acho agora que o Flu de Muricy leva esse título.

Mas estou mais interessado, por motivos óbvios, à disputa da Sulamericana. Vai Palmeiras!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s