Muito parecido com o campeonato do ano passado, o Brasileirão 2010 está em aberto. Quando se pensava que o Corinthians iria disparar, fica 7 jogos sem vencer, manda o técnico Adilson Batista embora e traz o pragmático Tite e seu excêntrico vocabulário.
O Cruzeiro, apontado como novo favorito, consegue perder do Santos, do Grêmio e do Atlético-MG. A fama de amarelar do técnico Cuca volta à tona e o risco de perder o campeonato existe.
Já o Flu talvez seja o cavalo paraguaio deste ano. Liderou boa parte do torneio mas perdeu jogadores e pontos importantes. Mas ainda se mantém no bolo. Faltando 7 rodadas, é o líder pelo saldo de gols. Muricy não deve bobear como aconteceu ano passado com o Palmeiras. Se acontecer de novo, sua aura de tricampeão pelo São Paulo será enterrada pela bi-amarelada.
Para mim, as surpresas são o Botafogo e o Atlético-PR. Acho que não chegam ao G4 (ou G3) mas estão se mantendo na parte de cima da tabela por mais tempo que eu pensei. O Grêmio parece que vai atropelar a todos. Se mantiver o ritmo, pode beliscar a vaga para a Libertadores 2011. Mas o “se” não joga!
Quem parece empacado no meio da tabela são Palmeiras e São Paulo. Os dois viveram bons e maus momentos e perderam na última rodada. Tem o mesmo número de pontos e podem subir bastante com 2 ou três vitórias seguidas, principalmente pelo bolo que se formou no segundo escalão da tabela (entre o quarto colocado – Santos – e o décimo – Palmeiras). São “apenas” 4 pontos. Mas quando se pensa que os times vão engrenar, eles patinam.
O Verdão ainda tem a desculpa de se dividir com a Sulamericana. Embora o futebol não seja um primor, o empate contra o Galo em Minas não foi ruim. Um vitória simples coloca o time de Felipão nas semis, contra os ameaçados Avaí ou Goiás.
Santos e Inter ainda ameaçam brigar pelo título. O Inter, entretanto, de ve se focar no Mundial. O Peixe ainda pode incomodar, mesmo com um técnico interino. Mas a derrota contra o virtual rebaixado Grêmio Prudente, em casa, foi uma ducha de água fria nas pretensões santistas.
Nesse post, meus palpites são Cruzeiro campeão, e como rebaixados, Guarani, Avaí, Goiás e Prudente. Será?