Contagem Regressiva


O campeonato brasileiro 2010 chega na sua reta final. São apenas 9 rodadas até a definição do novo campeão.

Pelo andar da carruagem, as últimas rodadas mostram os antigos líderes, Fluminense e Corinthians, perdendo o fôlego, assim como aconteceu com o Palmeiras em 2009 e o Grêmio em 2008. O motivo é sempre o mesmo: diversas contusões no elenco, peças-chave que saem do time e a dificuldade em retomar o padrão de jogo.

O Corinthians perdeu todo o ataque titular. Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo seguem fora do time. A defesa, antes sólida com Chicão e Willian desde a Série B com Mano Meneses, passou (e ainda passa por problemas). E o desfalque de Elias, servindo a Seleção, nos últimos jogos, fez com que o time do Parque São Jorge ganhasse apenas 2 pontos dos últimos 18 disputados. O bode expiatório foi o técnico Adilson Batista, que caiu após a derrota para o Atlético-GO em pleno Pacaembu. Nessa levada, o Timão pode nem pegar uma vaga na Libertadores 2011.

O Fluminense perdeu Fred e Emerson. O primeiro não fez tanta falta, já que Washington chegou. Mas o Sheik não teve substituto e o Tricolor carioca sentiu. Deco chegou e Muricy teve que alterar o esquema de jogo. A armação com Conca e Deco credenciaria o time a disparar no campeonato, mas aconteceu o contrário. O time empacou, perdeu pontos importantes e a luz vermelha começa a acender nas Laranjeiras. É bom lembrar que Muricy estava no Palmeiras em 2009 que perdeu um campeonato ganho. Se a mesma situação ocorrer esse ano, fica difícil o Tricolor manter o técnico tricampeão com o São Paulo.

Quem assumiu a liderança, comendo pelas beiradas, foi o Cruzeiro. Liderados pelo destaque do campeonato, o argentino Montillo, com Roger jogando bem e liderados por Cuca, que sempre armou bem seus times quando teve tempo e respaldo da diretoria, a Raposa pode sim levar a taça. Para os mais crédulos, Cuca campeão brasileiro seria o fim do mundo, assim como foi Celso Roth campeão da Libertadores (e por que não, do Mundial).

Santos e Inter seguem na cola dos líderes. O Santos, apesar da turbulência envendo Dorival Junior e Neymar e da contusão de Paulo Henrique Ganso, voltou a jogar bem. A vitória contra o Inter, no jogo que faltava do primeiro turno, recoloca o Peixe na disputa. Resta saber se a equipe vai ter fôlego para buscar a Tríplice Coroa. Embora tenha perdido para o Corinthians em casa, conseguiu ganhar, e bem, do Cruzeiro e do Fluminense, além da já comentada vitória contra o Inter.

O Colorado, conforme o tempo passa, deve voltar suas atenções para a disputa do Mundial, em dezembro. Acho que o time de Celso Roth não briga mais pelo título, que não conquista desde 1979.

Atlético-PR, Botafogo, Grêmio e Palmeiras vem a seguir. Talvez o Tricolor Gaúcho e o Verdão possar subir e querer disputar uma vaga para a Libertadores. O Grêmio reagiu bem com a chegada do técnico Renato Gaúcho. Jonas desandou a fezer gols e Douglas vem jogando bem.

O Palmeiras parece que conseguiu se acertar deepois de muito tempo. Chega a ser irônico que o time se acerte depois de muita turbulência, ao mesmo tempo que a presidência caia no colo de Salvador Palaia, em virtude do problema cardíaco do presidente Beluzzo. Em meio a dissolução da diretoria que comanda o futebol, o Palmeiras conseguiu recuperar Valdívia e Lincon, efetivar o garoto Gabriel Silva na lateral esquerda e, mesmo sem Marcos no gol, Deola vem dando conta do recado. Sem um centroavante de ofício no time titular, Kléber e Valdívia estão fazendo o que deles se espera. Mesmo sofrendo apagões de criatividade em alguns jogos, como contra o Botafogo, por exemplo, o Alviverde poderia almejar algo mais nesse campeonato. Poderia pois, na minha opinião, o time vai ter que se desdobrar na Sulamericana. Um torneio internacional, mata-mata, no estilo do Felipão. E que dá direito a uma vaga na próxima Libertadores.  O próprio Scolari já disse que essa é a prioridade do time.

Para o rebaixamento, minhas apostas ficam com o Grêmio Prudente, Avaí, Atlético-GO e Vitória. Acho que nenhum grande cai esse ano. O Galo Mineiro, com a chegada de Dorival Junior, deve escapar. E o Luxa não vai conseguir rebaixar o Flamengo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s