Oitavas de Final


Se a primeira fase da Copa 2010 deixou a desejar, os jogos das Oitavas proporcionaram uma melhora considerável na qualidade das partidas. Tirando Paraguai 0 x 0 Japão, jogo decidido nos penalties, os demais jogos tiveram a sua emoção.

O Uruguai passou pela Coréia do Sul e se classificou entre os 8 melhores pela primeira vez desde 1970! Com apenas 1 gol sofrido, a zaga celeste é o ponto forte do time, embora a dupla de ataque formada por Forlán e Suarez incomode as desfesas adversárias. A velocidade da Coréia do Sul não funcionou contra os uruguaios, que souberam cadenciar o jogo. Após marcar o primeiro gol, os sulamericanos se fecharam, tentando garantir o resultado. Só voltaram a atacar após levar o gol de empate. E foram competentes em fazer 2 x 1 logo em seguida. O destaque do jogo foi mesmo Suarez, que marcou os dois gols e fez história.

O adversário da Celeste vai ser Gana, a única representante africana que restou na Copa. Os ganeses venceram os EUA, contrariando meu prognóstico. Gana mostrou ter um time rápido e forte, que não deixou os americanos jogarem. Em certos momentos do jogo, quando já estava 1 x 0, parecia que os EUA nunca chegariam ao empate. Ele veio através de um penalti, o que levou o jogo para a primeira prorrogaçào da Copa. Logo no começo do tempo extra, o melhor preparo físico permitiu a vitória por 2 x1, acabando com o sonho do Tio Sam.

Estou torcendo para o Uruguai, pela tradição e história no futebol. Mas acho que Gana pode incomodare, principalmente por ter toda a África jogando com ela. Vide Coréia do Sul em 2002, mesmo com os erros de arbitragem contra Itália e Espanha.

No domingo aconteceu o melhor jogo da Copa até agora. Alemanha 4 x 1 Inglaterra, com muita emoção e, talvez, o maior erro de arbitragem do Mundial. A Alemanha ganhava de 2 x0 e jogava fácil, até os ingleses acharem 1 gol. Logo em seguida, o lance da Copa. A bola que daria o empate em 2 x 2 entrou muito, mas nem o árbitro nem o assistente viram. Mesmo com dezenas de câmeras e a super câmera lenta, a decisão do juíz foi soberana. Precisando do resultado, os ingleses foram para cima no segundo tempo e levaram mais dois gols, nos incríveis contra-ataques alemães.

A Alemanha vai enfrentar a Argentina, que despachou os Méxicom por 3 x 1, com direito a gol impedito e goláco de Tévez. Os mexicanos jogaram como nunca e perderam como sempre. Até chegaram a assustar no começo do jogo mas a superioridade do time de Maradona foi evidente. Talvez esse Alemanha x Argentina se torne o maior jogo da Copa. E quem passar deve pegar a Espanha. Outro jogão.

A Holanda passou pela Eslováquia por 2 x 1. Jogando um futebol de resultado, os holandeses venceram todos os seus jogas até agora. Robben voltou de lesão e já marcou o seu. Schneider também vem bem. Os holandeses querem mais, mas a história sempre coloca o Brasil no caminho, como em 1994 e 1998.

O Brasil venceu bem o Chile por 3 x 0, sem levar sustos. Enquanto estava 0 x 0, o time de Dunga nào conseguia entrar na área chilena, já que tentava sempre pelo meio. Maicon estava bloqueado e não avançava. Michel Bastos, pela esquerda, até que não comprometeu, mas fica muito aquém do restante do time. Depois que achou o primeiro gol, numa cobrança de escanteio, ficou fácil. O segundo gol veio num contra-ataque mortal, ainda no primeiro tempo. Nessa hora, o jogo acabou. O terceiro apenas completou a festa brasileira. Se ainda não deu espetáculo, o Brasil vem ganhando confiança na competição e também aparece como favorito, como sempre acontece.

No último dia das oitavas, Paraguai 0 x 0 Japão fizeram um jogo fraco, com poucas chances de gol. Foi a primeira disputa de penalties da Copa e quem levou foram os paraguaios, 5 x 3. Pela primeira vez, quatro sulamericanos estão nas quartas de final. Mas pelo que mostrou até agora, além do próximo adversário, nào deve prosseguir na Mundial.

Por fim, Espanha e Portugal fizeram um jogo brigado, mas onde a superioridade espanhola ficou evidente. O gol da vitória saiu apenas no segundo tempo mas fez justiça a quem tinha mais qualidade. Foi o único gol sofrido pelos portugueses, o que não quer dizer muita coisa. O ataque fez gols apenas contra a Coréia do Norte (na goleada de 7 x0) e Cristiano Ronaldo foi mais um candidato a craque que decepcionou. A Espanha pela o Paraguai como franca favorita. Só que, se passar, pega Alemanha ou Argentina. Outro jogaço!

Dos palpites das oitavas, só errei EUA x Gana. Dessa vez, acho que passam Uruguai, Brasil, Argentina e Espanha. Tirando o jogo da Espanha, tudo pode acontecer nos outros jogos. Minha final ainda é Brasil x Argentina. Será?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s