Fim de ano – Fim dos anos 00


Fim de mais um ano, mais uma década. Apesar desta primeira década do século XXI só terminar ano que vem, a sociedade e a mídia anteciparam a virada. Pode-se dizer que estão acabando os anos 00 do século 21. A partir da zero hora de primeiro de janeiro, serão iniciados os anos 10.

Muita coisa poderia ser escrita sobre o ano que se finda, mas vou tentar me concentrar, principalmente, sobre o final dos anos 00. Nesses 10 últimos anos, muita coisa mudou no mundo, na sociedade e em mim.

Pensar que na virada de 99 para 2000 estava trabalhando numa mina no interior de São Paulo, juntando um dinheiro suado (muito suado, na verdade) e nem sonhava com os próximos 10 anos. O dinheiro foi usado para comprar o primeiro carro, um Chevette 87 que durou 1 mês. Comprado em Fevereiro, foi roubado em Março, dentro do campus da USP.

A principal lembrança desse período, os primeiros meses do ano 2000, foi conhecer minha futura esposa. O namoro mesmo só começou em julho, mas o primeiro contato se deu no início do ano 2000. Em 2010, farei 10 anos com o meu amor.

De lá para cá, conquistamos muitas coisas juntos. Ela defendeu seu mestrado e foi para o mercado de trabalho. Eu defendi meu mestrado, tentei começar um doutorado mas acabei onde estou hoje, graças a ela que, mesmo longe, lá no Maranhão, insistiu para eu levar a documentação para o concurso que eu havia passado. Se não fosse ela, confesso que não teria dado continuidade ao processo e não sei onde estaria hoje.

Depois do emprego estável veio o casamento, mesmo passando a semana em lugares diferentes. Posso dizer que, apesar de tudo, os fins de semana fazem tudo valer a pena!

Veio a perda da minha mãe em 2007, que me afetou muito, a ponto de ainda não ter me recuperado. Mas o meu amor sempre esteve ao meu lado, além da sua família ter acolhido a mim e a meu irmão. A isso, não há como retribuir tanto carinho!

Houve também nossas viagens internacionais, que no começo pareciam loucura. Lembro da minha mãe nos pondo medo, em 2004, perguntando como faríamos ao chegar na Itália… Itália, França, Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, Austria, Bulgária e República Tcheca. Quem diria que em 10 anos conheceria todos esses lugares, além de EUA e Canadá, pelo trabalho?

Para não deixar de falar da parte esportiva, em 2005, ao completar 30 anos, participei da Corrida de São Silvestre! O desempenho foi ridículo, fiz a maior parte dos 15Km do percurso andando. Mas o importante foi ter completado a prova e ter conseguido a medalha, provando meu feito. Nesse 2010, a promessa é participar novamente!

A última loucura que pode ser mencionada é o curso de jornalismo, que devo terminar em 2010. Para todos, fazer uma nova faculdade seria perda de tempo e dinheiro. Mas a forma como me envolvi, a empolgação com a qual conversava com as pessoas, mostrou que estava valendo a pena sim. E que fiz amizades maravilhosas no curso!

Estou hoje aqui, em plena Bahia, na Ilha de Itaparica, contando os minutos para a virada de ano e de década.

O que vai acontecer nos próximos 10 anos? Não sei e acho que ninguém consegue responder a essa pergunta. Não tenho capacidade de planejar uma semana, um mês, quem dirá 10 anos da minha vida.  Alegrias virão, assim como algumas tristezas. Faz parte do aprendizado, que nos levará para algum lugar. Ou não, como diria Caetano.

Feliz 2010!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s