Férias


Há algum tempo não vejo muita graça nessas festas de fim de ano. Natal e Ano Novo, para mim, são datas para o comércio fazer a festa. A gente deseja tudo de bom no Natal e para o Ano Novo. Mas quando o ano vira, tudo volta ao normal, as atitudes permanecem as mesmas.

A data serve para mostrar as mazelas da sociedade moderna. Todos saem às compras, as ruas ficam lotadas, as lojas ficam lotadas, os ambulantes fazem a festa e ajudam a emporcalhar mais a cidade, seja ela o Rio de Janeiro ou São Paulo.

A idéia por trás do Natal é muito boa. A confraternização, o momento de reflexão antes do início de um novo ano. De propósito, não mencionei a questão religiosa. Os judeus, por exemplo, não comemoram o Natal. Mesmo assim, a data serve para refletir.

Acredito que a sociedade atual conseguiu transformar todas as datas comemorativas em meros dias para consumir mais e mais. A estação do verão também não ajuda o nosso país tropical. Imagina o bom velhinho enfiado naquela roupa vermelha, com uma barba enorme e ainda por cima carregando um saco de presentes… É para se perguntar como ele ainda conserva aquela barriga característica.  Papai Noel de shopping, então, deve chegar no fim do dia e dar graças por ter aguentado um calor insuportável o dia todo e mantido o ânimo para tirar fotos com as crianças.

O que eu queria dizer é que a data perdeu toda a idéia original, do nascimento de Jesus. Tornou-se a principal ocasião para o comércio lucrar antes do fim do ano.

No hemisfério norte, pelo clima frio nessa época, talvez a confraternização seja mais uma forma de manter as pessoas aquecidas. Por nunca ter passado um Natal nesse estilo, no frio, com neve e outras coisas que a gente vê nos filmes, a idéia me agrada mais.

Para não dizer que essa postagem ficou totalmente rabujenta, a melhor parte desse fim de ano é tentar descansar longe do trabalho, recarregando o ânimo para a volta em janeiro. E tentar cumprir algumas resoluções que todo ano passam pela cabeça, entre elas, começar a fazer exercícios. quem sabe, no fim de 2010, consiga voltar a participar da São Silvestre, como fiz em 2005? Olha outra resolução de início de ano para tentar cumprir!

Feliz Natal e um ótimo 2010!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s