Fim de semestre – parte II


Se por um lado me senti infeliz nesse semestre que passou, conforme já relatado, por outro sinto que fiz algumas grandes amizades, principalmente na nova faculdade que resolvi fazer.
A questão frenqüente que me fazem (e que eu também me faço) é se trocaria o emprego estável que tenho hoje para trabalhar com jornalismo. A resposta é que nem eu sei! Pelo lado financeiro, é óbvio que não. A estabilidade e a segurança pesam muito. Mas se estivesse tudo maravilhoso, acho que nunca começaria um novo curso. Tenho a opção, cada vez mais presente, de tentar um doutorado na minha área. Mas seria uma coisa imposta, não minha vontade. Quando emendei o doutorado logo após o mestrado, na USP, fui mais pela inércia.
Digo que esse curso de jornalismo foi o primeiro curso que eu realmente tive vontade de fazer. Os demais, desde a Escola Técnica em Eletrônica, foi por puro comodismo. Como todos vão fazer, vou no embalo. O jornalismo não. Desde a época do mestrado tinha essa vontade. Se fizesse uma nova graduação, faria jornalismo, por causa do jornalismo esportivo.
Quando entrei na FACHA, a idéia era fazer algumas disciplinas por semestre, tranquilamente, sem correria. Assitiria às aulas e iria embora.
No começo, estava adorando. Apesar de matérias que eu abominava, por puro preconceito. Sociologia, Filosofia, Antropologia, para mim era tudo baboseira, e, o que era pior, eram disciplinas que eu teria que falar, discutir, analisar em grupo. Se tem uma coisa que me trava é falar em público.
Para meu espanto, as aulas foram tranquilas, envolventes, animadoras mesmo. Ouvindo o James se empolgar com a História da Filosofia, o Gilson brincar com Durkein e Conte, e mesmo a Valderez, brigando com tudo e com todos, ainda assim eu via um certo sentido no que eles falavam.
Comecei a conhecer o pessoal num trabalho do James. Quando me vi, estava discutindo Freud com a turma, por causa da doida da Cassia Chaffin. Foi nessa época e por causa dessa disciplina que começou o Clube de Harvard.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s