Última rodada


O campeonato brasileiro chega ao fim nesse fim de semana e, da mesma maneira que o ano passado, termina marcado pela polêmica.

O Fluminense, que tem tudo para ser campeão contra o já rebaixado Guarani, no Engenhão, foi beneficiado por enfrentar São Paulo e Palmeiras quando estes não tinham mais pretensões no campeonato. Ambos tiraram o pé nos jogos contra o Flu, isso é fato. Jogaram sem motivação nenhuma e, coincidentemente, acabaram prejudicando o rival Corinthians, que disputa o título.

Cabe lembrar que ano passado o campeão Flamengo também foi “beneficiado”por enfrentar um relaxado Corinthians na penúltima rodada e conquistar o título frente aos reservas do Grêmio, prejudicando Palmeiras, São Paulo e Internacional, que estavam em busca da taça.

Isso tudo é bobagem. Se o Corinthians tivesse vencido o Vitória, há 2 semanas, estaria na ponta e seria o favorito para o título. Não foram São Paulo e Palmeiras que tiraram a taça do Timão. Foram os 7 jogos sem vitória do alvinegro, os 6 pontos perdidos para o Atlético-GO, enfim, diversos resultados ao longo do campeonato.

Como escrevi anteriormente, acho que o Fluminense vence o Guarani, o Corinthians vence o rebaixado Goiás, que deve poupar o time titular para a final da Sulamericana na Argentina, e o Cruzeiro vence o que sobrou do Palmeiras. Com isso, dá Fluminense. A única coisa que pode tirar a taça das Laranjeiras é a ansiedade dos jogadores, que foi vista tanto no empate contra o Goiás, no Engenhão, como no jogo contra o Palmeiras, até conseguir a virada.

Se fosse o Palmeiras que estivesse nessa situação, até poderia haver alguma surpresa. Mas com o Fluminense, eu não acredito!

A disputa pelo quarto lugar, que pode dar uma vaga na Libertadores do ano que vem, será um jogo com cara de final, entre Grêmio e Botafogo, no Olímpico. Os gaúchos são os campeões do segundo turno e devem ganhar o jogo. O que esse time cresceu nas mãos do Renato Gaúcho não era imaginado nem pelo mais fanático gremista. Pegou o time lá embaixo e conseguiu uma arrancada espetacular. O Bota, com Joel Santana, deve ficar muito satisfeito com o quinto lugar (ou sexto, dependendo dos outros resultados da rodada). Joel fez milagre com esse time, mesmo após a conquista do Estadual.

Só não sei se a vaga fica com o Grêmio, já que o Goiás conseguiu um ótimo resultado no primeiro jogo da Sulamericana, contra o Independiente. 2 x 0 em casa é uma boa vantagem, mas contra os argentinos tudo pode acontecer.

A última vaga para o rebaixamento também será definida em um confronto direto. Vitória e Atlético-GO jogam no Barradão. O Atlético joga por um empate mas a torcida baiana deve lotar o estádio e empurrar o rubro-negro. Cá entre nós, minha torcida é para que ano que vem tenhamos o clássico Ba-Vi na Série A!

O Palmeiras? Vai conseguiu terminar no meio da tabela, em décimo (ou seria péssimo?) lugar. Como diria Milton Leite: que beleza!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s